sexta-feira, maio 29, 2009

O fim da adolescência?

Eu tava lendo a Época on line - porque nem só de Google eu vivo, né?! - quando me reparo com uma poesia futurista linda e sedutiva. Segundo uns pesquisadores, sociólogos e sei-lá-mais-o-quê, se tem quase uma certeza de que seremos um país mais maduro, mais rico e mais feliz - juro por mim mesmo, pela Sargento Selma e pelos meus pais que eles escreveram mais feliz. Eu adorei tudo isso. Numa época em que se prega o pessimismo e o Armageddon, um pouco de esperança não faz mal à ninguém, não é? O mundo é cheio de bizarrices. Não se pode prever um atentado terrorista, uma queda do Muro de Berlim, uma revolução social. Abre colchetes. A Ministra Dilma prometeu que vai tornar o Brasil um país com mais coração. Bamos confiar nessa promessa. Pronto. O amor já tá garantido. Fecha colchetes. No futuro, teremos uma enorme maioria de adultos, o que pode dar em diminuição da violência. O catolicismo não vai ser mais lider aqui, a educação vai dar uma boa melhorada (claro que nenhum político quer melhorar as escolas públicas para trocar eleitores analfabetos por cidadãos críticos, muito difícil disso mudar), teremos 5 milhões de mulheres a mais que homens, ultrapassaremos a Itália e blábláblá.
Mas o fato é que esse é um retrato esperançoso para um futuro bem próximo do país. E mesmo que um futuro incerto e trabalhoso, a esperança é doce e alimenta a alma...

26 comentários:

  1. Bem... Esse post eu tenho que comentar direito, Bertonie. Olha, o Brasil é o país do futuro na época do regime militar... O brasil do futuro ; Brasil, ame-o ou o deixe... São slogans publicitários para enfatizar o patriotismo. NO caso, acho que em 2020 o Brasil será uma das potências sim, se continuar no ritmo que está. Mas temos que pensar pelo lado da educação. nenhum país evolui sem ter um povo instruído. A Coreia e o Chile são exemplos disso. Investiram pesado em educação e em 20 anos tiveram resultados significativos. O Brasil é um país rural, não é urbano mesmo. Só o litoral é urbanizado, o interior é mato e árvore ainda. Não que isso seja ruim, mas um país como o nosso é dificil fazer previsçoes concretas... Bem, o Brasil está crescendo em importância política, muito pelo Lula e pelo FHC (não estou dizendo que um é melhor que o outro, mas admiro a assessoria de comunicação do presidente que é ótima). O Lula tem o Mangabeira Unger no ministério o cara é a ponte de ligação com o Obama, ele foi professor do presidente dos EUA em Harvard. Imagina como ele naõ é fodaço?!

    O Brasil é visto como uma promessa e como líder mundial. A China tomará o lugar dos EUA e o Brasil passará a Itália sim. A homogenização do planeta e da economia se dá pela veloz globalização criando a aldeia global que já vem se estruturando desde as grandes navegações.

    Bem, bom tema de post, cara!

    Tô indo nessa!

    valeu!

    PS: ter mais mulheres que homens não é um problema rrrssr

    ResponderExcluir
  2. Dilma, ex-guerrilheira e defensora da liberdade sexual? Não duvida mesmo, o difícil mesmo é dar emprego, saúde de qualidade, educação, segurança e etc.

    Quanto ao post abaixo da conversa sobre SP, que não venham mais pessoas mesmo. A cidade não comporta mais e por isso tá assim "crianças chorando sem a mãe nem ver". =\

    Beijo, querido.

    ResponderExcluir
  3. A Esperança é a última que morre...
    Mas acreditar na Dilma fica um pouco surreal, aquela mulher super grossa, estúpida e arrogante falando logo isso.
    Papai Noel tb ñ existe.

    ResponderExcluir
  4. uau que bonito isso...mas tb acho que tá perto demais pra ser real...enfim....

    beijokas e ótimo fds

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, não consigo ver futuro melhor pro Brasil sabe...
    penso tanta coisa que nem vale à pena eu dizer se não vou tirar teu otimismo!!
    beião

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente que a educação deva ficar por último, porque adultos que tem a capacidade de pensar não escolheriam governantes como, hm, o Lula. E o que os poderosos querem é governantes como o Lula.

    Vamos fazer uma corrente de esperança, porque a esperança é imortal, então um dia ela tem que funcionar (yn)

    Ah, eu vou falar sobre Los Hermanos no jornal, seguindo sua dica *-*

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Bom... ninguém pode ter certeza sobre o que acontecerá ou como será o futuro...
    Mas temos que ter um pensamento positivo, não é? :]
    Tomara que seja como no texto. '-'
    Gostei de seu blog... obrigada pela visitinha la no meu... :D
    Se quiser pode virar meu seguidor, OKs? :]
    Não me importo... UHAEUAEHUEHAEUH'
    Já estou seguindo o seu...

    bjoss

    ResponderExcluir
  8. É difícil ser otimista com a situação do jeito que está mesmo.
    Aqui no Sul de Minas esse futuro melhor está bem longe na minha opinião. Apesar de aqui ser o Vale da Eletrônica e blábláblá, ainda tem um monte de cavalos passeando pelas ruas, além de o povo jogar lixo no chão o tempo todo...
    Tomara que as coisas melhorem mesmo, viu... O negócio é ficar consciente e continuar torcendo por um mundo melhor em todos os sentidos, inclusive com relação a maturidade das pessoas, o que eu acho que vai ser bom sim...
    NÉ?! rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Queria escrever um comentário lindo e grande e
    Mas eu tenho que ir ¬¬'

    Pela primeira vez, um dos seus posts profundinhos me fez refletir, Bert.
    Mas como você diz, a situação a tensa, a reforma agrária tá aí, sabe como é.

    Amanhã eu volto.
    ADELS, NUBI :B

    ResponderExcluir
  10. Prefiro n comentar!
    Simples assim...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Acho que só com esse suposto 'projeto de esperança' é que a gente se liga que o presente tem que ser intensamente aproveitado.
    Pois é, crianças serão substituidas por cachorros..


    Beijos

    www.modelandoparadigmas.zip.net

    ResponderExcluir
  13. Acho tudo isso utópico.

    Ah! Adoro demais as pessoas se assustarem com a bonequinha, hehe, porque eu sou 'muito' do contra. Antes de colocar ela lá eu fiz uma pesquisa e 100% das pessoas disseram que ela assusta.

    Ah!² Eu te entendo, hihi!

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, eu num sei, sabe?

    eu nem gostava muito do teu blog, mas agora? naaam!

    "te amo, num morre nunca!"

    kkkk

    Dos poucos blogs que frequento, poucos comento, o seu é um deles!
    eu realmente gosto de estar por aqui, tem algo muito familiar! muito mesmo(eu tenho preguiça até de responder comentários, meus amigos da escola, que são blogueiros até brigaram pelos não comentários... mas enfim, eu num sei!).

    dos autores de DISPAROS MENTAIS, você é o melhor e ganha DISPADARO.
    E sobre o poeta que tu citou, eu num conheço não, não com aquele nome. uiahuaha

    mas enfim, não acredite naquela coisa que ele falou, hoje acho que das 100, morrem só 50! :}

    abraço Bertonie, e fez bem em mudar o endereço do blog - mudou né?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. É, eu sou a favor da esperança e acredito no nosso país, mas a Dilma...xiii!
    rs
    Excelente Blog meu bem ^^!
    to linkando!

    ResponderExcluir
  17. Que bom! Algo otimista pra nós! Mas parece que as pessoas não gostam muito de otimismos... sempre no pessimismo (eu muitas vezes sou assim, mas quando páro para pensar que não vale a pena).

    Que venha esse país feliz então!

    ^^
    bjuus
    ;**

    ResponderExcluir
  18. A esperança é a única coisa que nos faz acreditar que um dia esse país será muuuuuuito melhor! =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Essa Dilma nao tá com essa moral toda, só a voz de homem dela já deixa-nos assim assim, quanto mais com promessa de deixar o Brasil de algum jeito... hoho

    Agora brincando de falar sério, quando crianças aprendíamos não colocar a mão na tomada porque dava choque, e de tanto os nossos pais gritarem acabávamos aprendendo que ali era perigo. Mas na vida isso raramente acontece. Poucas são às vezes nesta vida que o fracasso lhe dará gritos de alerta. Melhorar a vida é entender que o futuro é o que você está plantando hoje.

    Seja bem vindo porraqui...

    ResponderExcluir
  20. O Brasil é sim um país emergente, com muita chance de prosperidade, mas pra isso acontecer tem muita coisa a melhorar!

    Como tu mesmo falou, investir em educação não é negócio. Essa mania do Brasileiro ser imediatista, pensar a curto prazo tranca muita coisa, é horrível...

    É tudo questão de cultura (droga, já tô formando um texto na cabeça, melhor abrir o Word). Espero que realmente melhoremos, mas temos muito o que fazer ainda!

    ResponderExcluir
  21. Fala, Bertonie, vim agradecer a qualidade do seu comentário. Muito bom mesmo. Brincou, mas falou sério. Tem um sentimento libertário e até um pouco utópico, ou seja, muito bom. Obrigado por ser um interlocutor inteligente capaz de entender mais do que os post piadisticos. rsr Mas logo volto ao normal. rrs

    Valeu, garoto. Tu é novinho... Vai ter um bom futuro na universidade.

    ResponderExcluir
  22. Bert..noob...que fica me chamando de modista..affe..hhehehe
    Bom o Brasil estamudando e muito sim..com erros e seus acertos estamos indo para frente...como dito ainda falta muito...mas temos possibilidades de ser potencia nao como 1º mas em otima posição nacional e internacional..apesar de altos impostos que cobram somos capazer de crescer,...mesmo com politicos corruptos...

    abraçao

    ResponderExcluir
  23. Olha, eu acho tudo muito irreal. Parece ser do tipo "vamos fazer filhos, ouvir bandas do momento, porque o amanhã virá na hora certa". Não é assim. Nós sabemos que o Brasil não vai virar o Eden e que ninguém terá um súbito de consciencia cidadã na hora em que acordar, pela manhã. Se a Dilma quer espalhar amor por aí, é por conta dela. Mas que vá espalhar falsas verdades pra outra freguesia.

    *desabafomodeoff*

    beigos

    ResponderExcluir
  24. de todas as noticias a melhor foi 5mi de mulheres a mais q homens...
    uhauhauhauhuhauhauha

    brincando, na real essa nao é a "melhor noticia", é a unica confiavel ^^

    quem sabe nao sobra pro brasil pagar a conta da crise? alguem tem q pagar...


    www.thiagogaru.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. É como dizia o velho deitado, Bertonie: "De ilusão também se vive".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Como diria Caio:

    "Eu não queria ter mais esperanças, essa coisa gentil"

    Bem assim mesmo.
    É de dar dó.
    hahahahahhahaa


    Beijo João.
    (o cara que me denfenderá, ou não, pode ser os malucos que comercializa intestino também!)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D