sexta-feira, março 20, 2009

Nem tão inútil assim

Eu acho que não deveria ser obrigatório o uso de uniformes nas escolas brasileiras.
Por que? Porque vivemos num país marcado pelas diferenças, é natural, pelo menos no meu ponto de vista não é ruim que essas diferenças apareçam nas roupas, nos penteados. Além do mais, você teria mais argumentos para usar quando quisesse conhecer gente nova (se você fosse novato), chegaria na maior falsidade simpatia: "QUE CAMISA LINDA VOCÊ TEM, MIGU. ADOREI ESSA IMITAÇÃO DA DOLCE E GABANNA E...".
No meu ver, a democracia está nas pequenas coisas do dia-a-dia; nas discussões entre pais e filhos, na decisão de que horas devo estar em casa, e na liberdade de escolha dos alunos quanto à roupa que irão usar pra ir para a escola.

A 'concorrência' também deveria ser melhor 'ensinada'.
Como vivemos num Capitalismo Selvagem, do qual não podemos fugir, deveríamos ensinar aos nossos alunos a serem capitalistas selvagens competitivos, preparados para competir com outras pessoas mais tarde.
Nas escolas as únicas competições que eu vejo são na aula de Educação Física e em algumas gincanas e 'brincadeiras' (sobre a tabela periódica e conceitos químicos do século XIX --').
Deveria ter mais...

10 comentários:

  1. Eu acho que era bom quando eu tinha que usar uniforme que daí eu não "gastava" minhas roupas mais caras e lindas e maravilhosas pra ir pro colégio!

    ResponderExcluir
  2. Ah, todos usando uniforme é uma MAGAVILHA meu filho, eu adoro.

    Mas, quanto ao extinto competitivo que os mestres deveriam despertar em nós eu concordo....

    ResponderExcluir
  3. Na minha concepção, todos os uniformes são ridículos, exceto do Palmeiras, é claro!

    ResponderExcluir
  4. Eu usei uniforme por um bom tempo, sendo que ainda uso (tenho de trabalhar com um roupa especial)...

    Mas sinceramente, será que o pessoal vai ter maturidade para lidar com a competição imposta (ou transformamos num bando de fura olho?)?

    Fique com Deus, menino Bertonie.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bem, já estudei em vários colégios, inclusive uns obrigavam o uso de uniforme, outros não. Mas ainda prefiro o uso do uniforme, pois o uso de roupas comuns podem implicar o aparecimento de comentérios como "nossa, olha a roupa de fulano", ou "nossa, a ciclana só tem roupa feia", aumentando ainda mais as diferenças dentro da escola, criando assim, pessoas falsas, ou interessadas apenas nas aparências. No entanto, confesso que gostava da liberdade que tinha ao poder escolher minhas roupas...

    bem, parabéns pelo post, um assunto muito bom de discutir ^^

    ResponderExcluir
  6. te banner já está no meu blog!!beijos

    ResponderExcluir
  7. Na boa, por mim teria que usar só a camiseta do uniforme e ponto. Tipo, calça bermuda, e blá blá blá já é exagero! Com ou sem uniforme os alunos vão aprender e ponto. Sei lá, pra ficar mais organizado, beleza, que seja só a camiseta então. As calças de uniforme incomodam, tanto aquelas de laicra (?) [/que normalmente são as femininas, né? Cara, aquilo fica caindo, é uó!], e as de tactel (?), todas elas incomodam. :)

    E sobre o mp4/mo3 da bagaça do meu pc, tipo, meu pc é uma merda, e quando eu tento conectar alo pelo cabo usb ele não reconhece! Tu pode instalar o que quiser, não rola. .-.

    ResponderExcluir
  8. Estava aqui lendo seu blog e pensando: omg, que blog liindo *-* Vou comentar agora mesmo !
    Foi quando me deparei com 'Grande pátria desimportante, em nenhum instante eu vou te trair, não, não vou te trair' e aí eu MORRI. É pqe é música do Cazuza, e eu amo Cazuza, e eu já tinha gostado daqui, então gostei mais ainda !

    Tá, parei. Aliás, eu preciso ser aplicada na escola pelo menos em provas, pqe nas aulas :x ahahaha mas elas acabaram, graças a Deus !

    Ameei, e volte sempre ;*

    ResponderExcluir
  9. Hey... Pelomenos com uniformes agente num tem gastar todas as nossas roupinhas...
    Veja o lado bom das coisas! =D

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, eu não gosto de ir com minhas roupas pro colégio :P. Apesar de uniformes serem meio feios geralmente. Hoje não sou mais obrigada a ter uniforme, mas mesmo assim compro.
    E aqui em Fortaleza é beeem diferente: a competição é imensa e perceptível. Principalmente quando vão se aproximando do vest. Na verdade, quando entramos no 1º ano do Ens Médio. Primeiro colégio x colégio. Depois, curso de vest x curso de vest.
    Rola demaaaaais.

    Eiiii vou pôr teu banner lá viu^^
    =**

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D