segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Ontem a Academia do Oscar (é esse o nome?) deu um tapa na cara da sociedade ao premiar Eclipse como Melhor Filme de 2010. Mentira - mas seria engraçadinho se fosse verdade. Eu assisti a premiação do Oscar pela primeira vez na vida e devo falar que gostei bastante. Vi a maioria dos filmes (dos 10 indicados a melhores vi 6, o que na minha concepção é muita coisa, rs), as piadas foram engraçadinhas, os números musicais foram bacanas, o palco foi redondo etc. Com a apresentação de James Franco e Anne Hathaway - mais da Anne na verdade, porque o James ficou super apagado ao lado de uma mulher que trocava de vestido a cada frase, tinha as melhores piadocas, tem o sorriso mais bonito que o da Penélope Cruz e cantou On my Own, e olha que eu adoro o James - dando um tom mais jovial e alegre a essa apresentação que costuma ter a mesma vibe que bingo de condomínio, o Oscar desse ano foi um tanto quanto sem surpresas - o que pode ser bom ou ruim. E eu vou falar o que, para mim, foi todo errado e o que foi lindo nessa grande premiação de total importância na vida de todos nós.


Melhor Edição de Arte e Melhor Figurino foram pra Alice no País das Maravilhas, que todo mundo tacou muita pedra e cuspiu muito ódio, mas é repleto de detalhes impecáveis. Acho que mereceu as duas estatuetas pela substância que a produção do Burton deu a obra de Lewis Carrol - que ainda é melhor que o filme - e por que não teve um concorrente a altura, né.

uso esse vestido mas to pintando flor e vc que assiste zack e cody
O Vencedor (título original: The Fighter; queria realmente conhecer o gênio que teve a ideia de colocar o final do filme na tradução do nome dele) levou os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante por Melissa Leo que foi tão chatinha no discurso dela ("me belisca, eu não acredito que isso está acontecendo") que a Anne Hathaway quase deu um tapa nela etc. Não gosto dessa Melissa, tava muito torcendo pra Helena Bonham Carter (melhor vestido da festa, apenas isso), mas o papel da Leo foi mais dramático e mimimi. Enfim, ainda tenho o sonho de ver a Helena bem linda num filme dramática só pra ela, e ela gritando alguma coisa como YOU KILLED MY SON YOU MOTHERFUCKER (acho esses tipos de diálogo legais) e ganhando o oscar lindamente. O filme ganhou também como Melhor Ator Coajuvante por Christian Bale (que na verdade só ganhou porque Reese Witherspoon, a diva da Avon que entregou o prêmio, tem tara por barbados), o que eu achei vacilo porque deveria ter ido pro Geoffrey Rush porque a) sem ele O Discurso do Rei não seria praticamente nada b) tem que respeitar a idade do Geo, nunca se sabe se ele vai poder concorrer de novo c) ele tem muito mais estilo, rs. Mas não se pode ter tudo. A categoria de Melhor Ator foi pra Colin Firth (não sobraria membro sobre membro da Academia se não fosse ele) por O Discurso do Rei. Galeros tava devendo um oscar pra ele desde A Single Man, mas King's Speech foi a consagração daquele lindo. Melhor Atriz foi pra Natalie Portman por Cisne Negro, porque simplesmente não poderia ter ido pra outra pessoa. Amo Anette Bening, mas Minhas Mães e Meu Pai é um filme muito morno pra ela. Amo Nicole Kidman, mas a depressão dela ainda é inferior a depressão vivida por Portman. Se a estatueta de atriz do ano não fosse de Natalie, não seria de mais ninguém.
christian bale pra que essa barba tão grande
Melhor Roteiro Adaptado foi pr'A Rede Social, o que eu achei mais justo impossível, enquanto o Melhor Roteiro Original foi pr'O Discurso do Rei, o que eu achei errado. O filme é baseado numa história real, ou seja, nem é tão original assim, né. Não acho nada mais lógico que dizer que A Origem tem um roteiro original bem mais original e surpreendente. Christofer Nolan, além de criar outros mundos - o mundo dos sonhos, adaptáveis e com pontes automáticas, o que é lindo -, fez todo um paralelo com a fantasia e com a filosofia, algo parecido com o que fez Matrix há doze anos atrás - com o parêntese que Inception é muito mais interessante. A Melhor Edição foi também para A Rede Social e eu concordo, uma vez que a edição de Fincher consegue fazer com que até uma conversa vire uma cena de ação.

mark aceita o eduardo de volta na empresa pfv
Os prêmios técnicos todos foram certíssimos dados para A Origem, mas acaba que ninguém dá muita bola pra esse tipo de coisa depois de Avatar provar que um filme consegue sim ser chato com efeitos visuais bons.  Harry Potter não ganhou porque realmente não era a vez dele, mas no Oscar 2012 ele tem que ganhar alguma coisa, né. Não assisti nenhum documentário de modo que não vou comentar a derrota do Brasil pela 546546ª vez. A Melhor Maquiagem foi pr'O Lobisomem, o que achei uma idiotice visto que ~não tem maquiagem em O Lobisomem~, portanto o prêmio deveria ir pro Johnny Depp que se maquia melhor que todo mundo em Hollywood. Melhor Fotografia foi pr'A Origem, o que achei estranho já que Inception é todo feito no computador, né? Cadê a arte, Brasil?? Nesse ponto acharia melhor dar o prêmio pra Bravura Indômita porque fiquei com pena dele não ter ganhado nada :\ Melhor Canção foi pra Toy Story 3 (que também ganhou Melhor Animação aquele lindo <3) por We Belong Together, uma música muito bonitinha, fofinha etc, mas acho que deveria ter ido para 127 Horas por If I Rise, que é bem mais bonita. Aliás a Melhor Trilha Sonora também deveria ter ido para 127 Horas e não para A Rede Social, que tem uma trilha belíssima que, junto com o James Franco, é uma das protagonistas daquele filme ~ achei extremamente estranho que 127 Horas não tenha ganhado nem o prêmio de melhor letreiro de créditos.

saudades do meu braço direito
Aí chegamos na ponta do iceberg (?). Melhor Diretor foi pro Tom Hooper por O Discurso do Rei e Melhor Filme foi pro mesmo. Pode isso, Sandra? ((Aí vocês completam: "Pode não, Evaristo")) The King's Speech é lindo? É. A estética é genial? É. As atuações são brilhantes? São. Heleninha é linda? É. Os diálogos são sensacionais? São. Mas todas essas qualidades 'tão presentes em outros filmes indicados também. Se eu fosse o dono daquela bodega, talvez eu manteria o Hooper como o diretor de 2010, mas mudaria o título do melhor filme pra Cisne Negro, do Aronofsky. Porque Cisne Negro é, como disse Nina Sayers no final... perfeito. O Discurso do Rei é um conto belíssimo sobre a superação de um rei que tinha como rival Hitler e precisava ser tão eloquente quanto para poder falar com o povo. Mas a perfeição de King's Speech já foi vista algumas vezes e já premiada pelo Oscar. 2010 foi o ano de Cisne Negro, ao menos pra mim.


Então, é isso aí, galero (isso é, se alguém leu isso tudo), nós ficamos por aqui etc etc. Dirigem com cuidado, usem camisinha e essa coisa toda que dizem no carnaval.

2 comentários:

  1. A Relação Fernando/Oscar esse ano foi uma vergonha...primeiramente pq eu não assisti simplesmente NENHUM filme que tava concorrendo a nada (só o HP mas né, qse não conta).. segundo pq eu perdi o começo do Oscar pq tava vendo formação de paredão no BBB (mais bagaceira impossível ahauahua), assisti a homenagem pros artistas que morreram, me deu sono e eu dormi... mas já tenho minha programação pro carnaval, já q odeio "folia" vou aproveitar pra fazer amratona Oscar e ficar #pordentrex do assunto...

    ResponderExcluir
  2. Esse também foi o primeiro oscar que assisti e gostei bastante, é.
    Achei merecido também Alice ter recebido tais premiações - apesar de eu não gostar desse filme D:
    Fiquei chateada que 127 horas não ganhou nada, assim como também não achei muito justo O Discurso do Rei ter ganhado como melhor roteiro original, acho que eles não entenderam A Origem,só pode, né.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D