domingo, fevereiro 20, 2011

Então, minhas amigas donas de casa, primeiramente desculpa por não ter continuado com os posts da listinha (eu sei que ninguém liga, mas né), mas é que aquilo é muito cansativo e tals - o dia 1 eu fiz com alegria, o 2 eu fiz com disposição razoável e no 3 eu já tava querendo acabar com aquilo tudo. Enfim, o ano letivo começou há umas 2 semanas, eu acho, e eu comecei a estudar desde o primeiro dia e pamps, de modo que eu venho conseguido gloriosamente diminuir meu tempo na rede mundial de computadores (a internet), à exceção dos fins de semana. Bom, eu sei que to atrasado - como sempre - mas eu to a fim de escrever sobre os últimos lançamentos da Lady Gaga e da Britney Spears ((rs)). Vamo falar um pouquinho de Born This Way.

nasci nessa estrada
Em primeiro lugar eu devo falar que eu até gostei de Born This Way. Não acho que a letra e a melodia façam com que a música tenha o potencial necessário para se tornar o "hino da geração" - mas tenho quase certeza que o clipe vai fazê-lo, uma vez que a gente conhece a força dos vídeos da Gaga. Achei alguns pontos da letra meio forçado e tudo o mais, mas acho um tanto 'ignorável' a comparação com Express Yourself, como se Madonna fosse a coisa mais original dos anos 80/90 (nega pega um vídeo de Marilyn Monroe, refaz com uma nova música e todo mundo fala que a mulher é um gênio, não é assim que funciona, galera). Enfim, achei a música bem dançante (como 90% das músicas dela) e curti bastante. Mas, como fã da Lady Gaga, me vejo no direito de falar que, ao contrário de toda propaganda em volta dela, não acho que ela seja uma líder da militância homossexual. Se fosse assim, desde os primeiros trabalhos dela haveria essa inquietação contra a homofobia e tal. A afeição que os gays tiveram com ela só surgiu depois da identificação dos mesmos com a proposta do feminismo da Gaga, que a princípio não era destinado a eles. E a artista aproveitou-se disso, pegando carona no movimento contra a homofobia que vem surgindo desde o início da década passada, assim como Madonna fez com o movimento feminista. Gosto de Lady Gaga pelo talento inegável que ela tem para as músicas e produção delas (no que incluem vídeos, atitude etc), mas não pela militância um tanto quanto forçada a quem ela vem se dedicando nos últimos, e nos próximos, projetos - nesse aspecto, prefiro Ricky Martin, por exemplo. ((Já a apresentação da Gaga no Grammy eu gostei, e acho bom vocês não me julgarem))

nasci desse jeito
Agora vamos dar as mãos e falar do clipe de Hold It Against Me, que a Britney prometeu que ia ser revolucionário.


Tudo começa com a Terra vista do espaço pra dar um ar de futurista, depois uma imagem de fogo e uma lâmpada queimada, tudo assim muito aleatório. Começa com a Britney cantando entre vários homens de cueca, mais ou menos igual aos outros vinte clipes dela. O vídeo todo acontece dentro de uma espécie de estúdio/túneo, que dá uma ideia proposital de caustrofobia, que, puxa puxa pessoal, não tem nada a ver com a música, mas a gente finge que foi uma ideia interessante e original. Ah, no primeiro minuto do clipe a Britney perde a cintura e o umbigo também (?).


Propaganda de perfume deixa a dúvida se a menina é a Britney ou a Avril Lavigne.
~daí fica a mesma coisa por vários segundos, dancinhas que tem como objetivo serem sensuais, propaganda de câmeras, linhas de maquiagem etc etc etc~

so meiga
Daí, na melhor parte da música, aparece a menina com o mesmo vestido da Bjork na abertura das Olimpíadas de Atenas (?). Não entendi muito bem a referência que ela quis fazer, mas acho que ela tava tentando dizer que a vida é um grande jogo de futebol, ou algo do tipo. Ela tá num túnel que exibe imagens dos clipes antigos dela, mostrando que, opa, eu cresci agora sou mulher. Daí ela voa, e eu achei essa parte interessante, pena que fiquei ofuscado pelas luvinhas de tubos nas mãos dela.
~propaganda de site, propaganda da Sony, tomadas aleatórias em preto e branco~


Daí vem a Britney loca loca loca no meio de câmeras e microfones representando a angústia que ela passa com a perseguição da imprensa - como se ela não precisasse disso pra ganhar o dinheiro pro leite das crianças no fim do mês, né - e aparece uma boca cantando como uma referência a The Rocky Horror Picture Show (um filme que é tão bom que merece um post exclusivo aqui no blog), que deve fazer algum sentido no clipe. 
~repete essas cenas + dancinhas atééé o fim da estrofe~

cosplay de personagem de saramago
Vem umas pessoas sem olhos meibebadas ao redor da Britoca flutuante. Na verdade eu não entendi isso, gostaria que vocês me explicassem nos comentários.

smiling & rainbow britney
Chega a Britney num sorriso Heath Ledger que valeu pelo clipe todo, e depois ela joga tinta dos dedos nos clipes antigos dela, mostrando que ela já superou todas aquelas fases e tal. Todos dorme.

tarantino ficaria orgulhoso
Daí a Britney começa a brigar com ela mesma, meio que representando a bipolaridade, confronto de gênios, ou algo assim - pois é, BS foi a primeira hipster do mundo moderno, agora só falta fazer um clipe onde ela bebe café e lê Nietzsche. Nessa parte do clipe, tá todo mundo perguntando: "Britney, qq você tá fazendo". No fim da cena (que demora horas, aliás) as duas caem, a Britney das tintas cai e a Britney que aparece no início do clipe se ergue. Vocês entenderam a filosofia da superaçzzzZZZzzzzzzzzz.

meu nome é britney e o apelido é quero voltar a ser o que eu era antes mas não sei como que faz
Aí depois de tudo ela se veste com uma roupa que estranhamente me lembra a Miley Cyrus que ela comprou na Galeria do Rock e começa a dançar no refrão com os home dela, né. Rola gente de máscara, explosões, chuva de papel picado e um ponto de interrogação no final representando o por que da gente perde tanto tempo com essas coisas.


Então, galero, é isso aí. Estudem muito porque senão vocês podem acabar na frente de um computador tentando entender a tentiva de uma artista vinte e cinco por cento de sair do limpo das cantoras.

7 comentários:

  1. "meu nome é britney e o apelido é quero voltar a ser o que eu era antes mas não sei como que faz..." #euri

    Então tipo, não gostei do clipe da britney, pq tipoo eu sempre achei q fazer clipe high tech e cheio de efeitos fosse coisa do começo dos anos 2000 então acho ultrapasado, e a música é muito chata...

    Já Lady gaga gosto mais dela pela artista completa q é do que pelas musicas, odeio eletropop...., e ela disse q no cd vai ter uma pegada mais rock [espero q sim].. qnt a born this way... acho complicado ela propria falar q é o hino de uma geração e tmb acho complicado os haters falarem q não é .. pq tipo, essaas musicas marcantes a gnt só toma conhecimento depois q passa a época, nunca uma muisica vai ser indicada como hino enquanto ainda toca nas radios fato...

    também gostei da apresentação no grammy, achei simples e eficiente , devido a simplicidade muita gnt estranhou...

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu ia fazer um comentário cachorro aqui sobre o que achei dos clipes mas fiquei com vergonha depois desse ai. O que interessa é que não gostei de nenhum, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu acordo cedo, vou pro trabalho e depois pro curso. ¬¬ (e vc com isso?) Então, não tenho tempo de ver os clipes. O que é uma pena -n

    Eu li o post todo. Que legal!
    Beijos Bert

    ResponderExcluir
  4. ai, não li tudo, sou sincera. Vou olhar o clipe da Britney agora. Mesmo ela sendo linda, não consigo gostar dela. E mesmo assim, as músicas dela grudam que nem chiclete na minha cabeça linda e ruiva. que coisa Oo

    Beijos querido!
    (odeio, também, coisas que nos abrigam a postar todos os dias! auehuaheua)

    ResponderExcluir
  5. Virge mariaaaa...to super por fora do mundo pop!

    oo

    ResponderExcluir
  6. Ha! Foi a crítica mais sincera que vi sobre esse clipe dela. Não vi nada demais - até a Katy Perry fez mió - e me lembrou o '4 minutes' da Madonna que, por sinal, era mais bonita, mais natural e mais talentosa antigamente (já viste "Papa don't preach"?).
    E Gaga? Bem, eu até curto as músicas e vídeos mas, sinceramente, ainda procuro esse excesso de originalidade que (dizem) ela possui. Mas convenhamos, depois de tanta coisa que já foi inventada, inovar não é tarefa fácil.
    Espero que tenha lido o comentário todo =]

    Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D