sábado, julho 10, 2010


O que te estraga, garoto, é a solidão. Talvez nem seja ela; talvez seja você a própria solidão. O que te estraga, garoto, é você mesmo. Sim, pois vejo-te sentado lendo livros inflamados enquanto os outros vibram ao som das próprias gargalhadas. Vejo-te preso a esta cadeira, na tua clausura de pedra, fone de ouvido tapando-lhe os ouvidos, música alta e tosca que ninguém além de ti gosta. O que te estraga, garoto, é a forma preguiçosa com que ages de manhã. O sorriso torto que você lança aos outros é dessa tristeza alegre, apatia herética, que teu rosto sustenta. Ninguém se importa que não tem amigos a quem derreter as lágrimas e amarguras escondidas: ergue-te. O que te estraga, garoto, é a face manchada. És fraco, pouco suporta. Mesmo o nada parece pesar o mundo sobre tuas costas. Mente aos outros, mente a si, finge ser o que realmente é só para ter certeza do que nunca poderá saber. És bobo e sem-sal: tuas piadas não me fazem rir. Mas não quero-te preso em si mesmo. Foge. Esquece os filmes estrangeiros, os livros inflamados e as músicas toscas na varanda. Corre até cansar-te e, quando chegares ao fim da estrada, quem sabe não sorrirás um sorriso menos torto do que o de agora? O que te estraga, garoto, é a solidão.

6 comentários:

  1. Nossa, novamente, parabens pelo texto. Você escreve muuuito bem Bertonie (:
    eu gostei meesmo do texto !

    ResponderExcluir
  2. A solidão não estraga, ela te faz conhecer a si mesmo

    ResponderExcluir
  3. Já te disse que sua escrita é praticamente perfeita, como escritor (que somos por mais que meio anonimos) rs sanbemos que temos sempre algo para melhorar, sobre sua cr^mnica reflexiva eu simplesmente gostei, me fez pensar, me fez refletir, e pareceu tão sincera como palavras ditas em frente a um espelho e de preferencia olhando no fundo dos proprios olhos, ou um leve conselho a alguém a quem simplesmente se deseja o melhor. Sobre solidão ela as vezes amedronta e as vezes ela ensina, a momentos em que queremos e necessitamos de solidão e outras que morremos se sentirmo-nos sós. abraços Bertonie continuo adorando ler os seus escritos!

    ResponderExcluir
  4. Não comentaria tão cedo neste blog por causa da minha profunda decepção com seu nome, mas como ficar inerte a um texto desses? Como assim? Quero acreditar que essas palavras não retratem a sua vida, mas parece-me que sim, apesar do tom dramático. Parece comigo também, mais do que eu queria, é verdade, mas parece muito.

    Sei lá, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. ps:roubei essa imagem de porcos :D


    garoto essa fase emo passa.
    tudo passa.

    ResponderExcluir
  6. Eu penso que não seja em si a solidão, mas sim a parte de não ter um par a tua altura.

    Um abraço Bertonie.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D