sábado, janeiro 30, 2010

Sofia

Sofia sofria. Sofia sofria por não sofrer, por viver a vida escrita. Sofia tomava Domecq da adega nobre da cidade, quando queria tomar vinho barato em motel de beira de estrada enquanto bailava e gargalhava ao som de Amy Winehouse na vitrolinha. Sofia usava Louis Vuitton, quando queria usar jeans escuro comprado apressadamente em loja de bairro por estar atrasada para o trem que ia rumo ao sul, para passar o reveillon em Copacabana. Sofia escrevia poesia, quando queria escrever diário algum que valha a pena.
Mas, apesar disso e apesar daquilo, Sofia sorria.
O telefone tocou. Era ninguém - só um moço. Não um qualquer, mas um que almejava o pequeno coração da menina Sofia. Ela ignorou - deixou o telefonema morrer-se. De correntes para prendê-la bastava a da sua vida escrita.
Sofia deitou e olhou o teto. Era madeira, jacarandá da Amazônia, talvez. Queria olhar para outro teto - o do céu estrelado. Fechou os olhos e os abriu. E deparou-se com um céu pontilhado. Ironia da imaginação. De repente, percebeu que algo a incomodava, espetando-a levemente, e um estranho cheiro de natureza atingiu-lhe o nariz. Surpresa, Sofia percebeu que não mais em seu apartamento estava. Atordoada, correu ao encontro das luzes dos carros que cortavam a noite. E percebeu que não aquilo era ironia da imaginação. Podia sentir que era realidade - realidade que a tocava e a afetava. Viu uma grande placa que dizia: "Bienvenido a Buenos Aires". Olhou confusa para os lados, o vento e os carros passando, um pequeno jardim ao fundo.
  _Está fazendo o quê, maluca? _perguntou uma garota ruiva com as mãos nos ombros de Sofia.
Pálida, olhou para as próprias mãos. Numa delas, uma garrafa meio cheia ou meio vazia de um vinho qualquer, desses que vendem em padaria. O rosto pasmo deu lugar a um sorriso há muito adiado. Não entendia nada, mas estava como sempre quis estar: livre.

16 comentários:

  1. fazia tempo que você não narrava assim.. fazia tempo que vc n criava fatos.. eu qro o resto dos capítulos seu livro alaranjado ok? e quero NOW

    ResponderExcluir
  2. Sofias sempre parecem comigo... tenho alma de Sofia. Amei, como já te disse. AMEI.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Menino, porque penso que ela esteja entre o sonho e a realidade (vulgo, é maldita falando por ela)?

    Fique com Deus, menino Bertonie.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. EOL! -N
    A parte da liberdade e do sonho são umas verdades sobre mim, mas os vinhos, moteis... non.
    Enfim, essa Sofia é bem particular (???). :)
    Gostei, tinha muito tempo que não vinha aqui, etc.
    Tchau!

    ResponderExcluir
  5. Digno de vc, eu sempre imaginei que vc tinha muito mais muito mais a mostrar do que seu exelente senso de humor, e seu jeito citrico de escrever sobre a realidade. sua crônica ou conto a depender do que vc deseja que seja rs, é impecável, suas nuances com as palavras, e sua rapides que intriga na narrativa, simplesmente perfeito, Sofias são sempre sorridentes ou sofridas, Sófias tendem a serem saudosistas, mas a sua é livre. Parabéns vc já deve saber, mais se não fica sabendo agora, admiro sua escrita, e obrigado por ter passado no comando!

    ResponderExcluir
  6. Sonho, loucura, realidade? realmente aonde estamos? para onde vamos? a única coisa ser livre. Texto muito bom.

    ResponderExcluir
  7. E Sofia se liberta de suas prisões, como um passarinho e bebe um vinho barato.
    AAAAAA, não me refiro a prisão do corpo, mas a da mente enlouquece. Deve-se fazer o que se quer fazer. E é assim.
    Estar livre por opção.
    A vida é só uma. E que Sofia seja feliz.

    ResponderExcluir
  8. Bertonie e sua maneira inusitada de escrever...adorei, principalmente pelo nome Sofia, acho esse nome lindo, será o nome da minha filha, se eu tiver é claro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Medo. Esse texto me deu um deja vú, sério. HAHA, adorei algumas rimas aleatórias (?) que você fez, ficou bem legal, apesar de eu não ter entendido a moral da história. Sabe como são as loiras, rere.

    ResponderExcluir
  10. No funfo, no fundo acho que muita gente é como Sofia que só quer ser livre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. I want to break free, I want to break freeeeeeee ♫ -q

    ResponderExcluir
  12. Essa Sofia me lembrou meio que a Lóri, do livro 'Uma apredizagem ou livro dos prazeres'.

    Adorei.
    Adoro ser Sofia. Ou Lóri (:

    ResponderExcluir
  13. Otimo blog escreve bem..

    So o template que não gostei =/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D