domingo, setembro 27, 2009

A humanidade lavando a roupa

 A flor que te desbota
é a que te faz maior.



Eu devo ter lido em algum lugar (acidentalmente, já que me jogaram esse site no twitter) que uma pesquisa divulgou que o Rio de Janeiro é a cidade mais feliz do mundo, ou algo do tipo. O escritor do texto disse que essa pesquisa é uma bobagem e que quem pesquisou não procurou saber a opinião de alguém que mora numa comunidade, que não tem o curriculo escolar completo, que acorda às 5 da manhã, que pega metrô lotado, que chega em casa suado e com frequência teme a guerra entre policiais e traficantes.
Olha, eu não respondi a ele porque o bocejo foi mais forte, mas, se ele dissesse isso for me, eu diria que a maioria das pessoas mais felizes do mundo não moram na zona sul de uma grande metrópole, não tem o curso superior, não usam nem despertador porque sabem que tem que acordar antes do sol resolver fazer o mesmo, não tem carros com motores europeus, não chegam em casa asseados e não tem um sistema de segurança britânio da vida. A felicidade não está na renda per capita de um país, no nível de desenvolvimento individual ou nos dólares e nos reais que uma pessoa pode ter, porque ela é uma incógnita. As pessoas mais frágeis tem maior capacidade de ser feliz do que um filho de um deputado que mora no Leblon.

19 comentários:

  1. Caramba Bert, falou e disse! Concordo plenamente com vc... Tb acho que pra ser feliz independe de quanto se tem na conta bancária, isso ajuda nas questões comodas da vida, mas não compra os amigos, os sentimentos...nada disso se compra com dinheiro.

    Beijinhos e otimo domingo

    ResponderExcluir
  2. Esse povo que acha que a felicidade é ter o carro do ano na garagem e um diploma universitário pra se orgulhar. Ah, se eles soubessem o que é ser feliz de verdade...

    Adorei!

    1bj

    ResponderExcluir
  3. Ligam só no material ta ligado?
    ¬¬²
    ::
    Não concordo com isso Bahia é festa até umas horas, aqui em Maceió é massa também!! Acho que o Nordeste é o mais feliz /não leiam essa parte/
    =D

    ResponderExcluir
  4. Sou pobre, feio, gordo, uso havaianas e SOU FELIZ.

    Como explicar? :O

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com vc, Bertonie. Sério, eu sou feliz mesmo sem dinheiro. E acho que o Rio de Janeiro por mais desastres que tenha é um lugar feliz. Aqui tudo vira piada. Morreu fulano, tiroteio, prefeito, Olimpiadas, Panamericano, Copa do Mundo, Reveillon. Tudo é piada. Já fui a várias cidades do país e conheço pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. Posso te dizer que os mais carismáticos e divertidos que conheci eram cariocas e baianos. Acho que é algo que nasce conosco... sei lá. rs

    bem, abração!!!


    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Quem pode garantir que as pessoas que vivem no Leblon são felizes.

    Ninguém, em nenhum lugar do mundo; com qualquer poder aquisitivo e feliz 24 horas por dia.
    O medidor de felicidade é o momento.

    bjOoO Bert.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com isso!!!
    Normalmente vejo nos noticiários, quando mostram as zonas pobres de Poa, que as pessoas parecem ser muito felizes mesmo com as dificuldades. e as vezes, me sinto uma merda por reclamar que as coisas estão tão difíceis pra mim. Todo mundo tem dificuldade, não há como negar, e não acredito quando dizem que dinheiro não tras felicidade, mas que as pessoas mais pobres tem um "dom" pra serem felizes, isso é certo!

    ResponderExcluir
  8. Putz, concordo plenamente com vc!!! Mew, as pessoas q tem muito dinheiro ficam tão presas aos status da sociedade q acabam pirandooo!!!. feliz é o porbre, q naum tem mais nada a perder e com o pouco da vida q está certo já é o suficiente pra ser feliz!!!
    bjinhus

    ResponderExcluir
  9. Você está certo no que diz a felicidade não está nos dolares e carros europeus. Sou carioca e posso dizer o povo aqui é feliz, mesmo os pobres, são felizes com sua cerveja e churrasco no domingo, na festa de funk. Os ricos também na orla do Leblon. Só não é feliz pessoas como eu que pensam muito em como o Rio poderia ser muito melhor.

    ResponderExcluir
  10. Profundo, mas não sei se o Rio de Janeiro seja tão feliz assim...

    Sabe, as mesmas comunidades carentes sofrem ação de milicias e trafico de drogas (que acaba gerando violência)...

    Fique com Deus, menino Bertonie.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. A felicidade já vem na essencia de cada um, independente das condições financeiras. beijos

    ResponderExcluir
  12. Concordo!
    Há tantos armagurados e tristes com os bolsos derramando dinheiro. E aí, cadê a felicidade?
    A felicidade está mais ligada a uma plenitude que só se tem quando se encontra consigo mesmo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Isso mesmo independente de tudo a pessoa nao precisa ter $$ so pra ser feliz nao...as pequenas coisas que fazem grandes mudanças...qm tem demais com certeza deve demais mesmo....nao tem como...

    dinheiro nao compra amigos..podem comprar as pessoas...mas nao mesmo..

    abraço

    ResponderExcluir
  14. Este cara não consegue aceitar que existam pessoas mais felizes que ele, esse é o fato. Simplesmente um imbecil.

    ResponderExcluir
  15. ahhh , adorei esse blog , parabenzão , tá muito lindo . e foda , claro , hehe .
    ahh , quanto o comentario lá , pode roubar a frase , ahsuhas , de boa .
    não vou te processar ahsuahs :* um beijo , anjo .

    ResponderExcluir
  16. Justamente.É, o dinheiro é necessário nessa nossa sociedade capitalista, mas eu não preciso ser dependente dele para ser feliz.E nem morar no Rio.
    Eu mesmo sou de Maceió e ô como essa terra me faz feliz.

    ResponderExcluir
  17. É... vc falou bonito e falou verdade. É bonito ver o sorriso das pessoas de zonas mais pobres quando nem se tem tanto motivo assim para sorrir.
    Infelizmente estamos submetidos ao capitalismo selvagem, com pouca igualdade e poucos escrúpulos (não que eu seja a favor do socialismo, mas a favor de um capitalismo mais saudável... algo que nunca existirá).

    Belíssimo texto o seu...

    ;**

    ResponderExcluir
  18. As pessoas conseguem ser felizes no seu mundo. Uma pessoa pode ter muito menos do que nós; mas se essa for a realidade dela, ela pode ser feliz assim. Já alguém com mais condições que nós, mas que viva desejando algo que não tem alcance, se torna infeliz. Irônico, não?

    ResponderExcluir
  19. Pode ter certeza de que o coeficiente monetário para investimentos felizísticos não tem muito a ver não.
    O negócio é ser feliz aproveitando as coisas que a gente tem de graça, como sorriso de mãe, de pai, de namorado, de primo, sobrinho, o sol, a chuva, as flores que a gente encontra pelo caminho, e por aí vai... NÉ?! :D

    Post totalmente apoiado! ;D

    Beigos mil, querido!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D