quinta-feira, junho 04, 2009

Memórias indefinidas

Você é uma pessoa politizada? Você é um membro socialmente ativo na comunidade ecológica do centro da cidade? Você se preocupa com as políticas combatentes ao consumo de iguanas na Costa Rica e com os castelos que o Aécio Neves tá colocando em BH? Se respondeu à pelo menos uma dessas perguntas... CONGRATULATIONS. Parabéns por você não ser só mais um dos tantos analfabetos políticos do noroeste de Rondônia, eu fico feliz por ti. Pronto. Eu não vou mentir pra fazer o pseudo-cult-mental. Eu não me preocupo com a saúde das filhas de Barack Obama, com a belíssima horta que Amy Winehouse cultiva em seu quintal ou com as memórias pré-póstumas do Oscar Niemeyer. Não mesmo. Eu quero que as filhas de Barack Obama continuem saudáveis, quero que Amy Winehouse tente a felicidade fora dessa horta e quero que o Oscar Niemeyer dure muitos Carnavais, mas não movo um músculo pela situação agrária do sul da Amazônia. Eu também não luto pela conservação das matas virgens na América Central, pelas crianças pobres da África, pelas mulheres mudas e telepáticas do Japão e pela democratização da China. Não mesmo. Eu escrevo, porque eu vivo um bom tempo só de palavras igualzinho a Clarice Lispector. Mas como não só de livros se faz um país, eu convenço as pessoas à votarem nulo já que não tenho idade e dignidade pra votar - porque o Nulo é o único merecedor do voto do povo brasileiro -, eu faço/quase a coleta seletiva, eu intercedo pelos mendigos desamparados ou pelos orfãos descalços. E só. Quem escreve, principalmento num mero mortal blog, o faz pela sua forma de enxergar o mundo em que o cerca. Nem meu blog e nem eu receberemos a gratidão mundial pelos meus objetivos na política, economia e na sociedade, porque só tenho objetivos. Nenhum ato digno de aplausos. Só objetivos. E eu escrevo para me salvar.

17 comentários:

  1. Escreve e escreve super bem!
    Sobre o voto nulo, até já induzi pessoas a votar nulo, e provavelmente eu vá votar nulo \o
    Como te disse, não tenho noção ainda do que vou fazer (oh my God, perdida! - e dramática tbm u.u') ou seja, o mais sensato até agora é o Nulo! Afinal, esquerda pro Brasil nos dias de hoje é um termo obsoleto. A esquerda é o Joãozinho do Grajaú, a raimunda que grita frente às câmeras prometendo mundos e fundos. E direita? Poupe-me.

    Então nas épocas de eleições a gente planta o terror na blogosfera Bertonieeee shauhsuahsushaushuas


    Esse teu texto tah especialmente ótimo. Gostei mesmo.
    bjs
    ;***

    ResponderExcluir
  2. O problema do Brasil, alem dos politicos, sao os proprios brasileiros, que nao reclamam, nao protestam pelos absurdos que vem. Cada vez que acontece uma corrupcao ou qualquer coisa digna de reclamacao o maximo que fazemos e conversar com o vizinho. Ninguem sai da sua casa, como no carnaal, para ir protestar por educao digna, por saude complacente com o que temos nas leis... enfim... O Brasil vive naquele pao e circo ainda ne?!
    Eu amo meu pais, por tudo que ele representa a mim, mas e vergonhoso a inercia do povo.
    Eu adorei foi "as memórias pré-póstumas do Oscar Niemeyer" hahahaha
    Mas o cara e genio mesmo! =]

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Complexo isso. Muitas vezes tem um monte de gente que faz uma baita campanha do tipo "Economize energia, água, combustível, não jogue lixo na rua, escove os dentes de torneira fechada, ajude a organização 'não sei das quantas para ajudar no combate ao não sei o que' e blábláblá" e na verdade não faz o que promove. Ou seja, a própria pessoa que defende tudo isso não faz a parte que lhe cabe.
    Eu confesso, também não ajudo como deveria não. Mas não sou de desperdiçar as coisas, sabe. Acho que até economizo bastante, ou não, estou usando a energia que mantém esse computador ligado! Oo
    Acho que existe ainda muita falação para pouca ação.
    Vontade eu tenho de ajudar sim, não quero que o mundo acabe tão cedo. Mas o problema é essa faculdade que me consome o tempo todo, argh, mal um tanto necessário afinal, NÉ?!

    Haha, tadinho do Oscar, ele ainda vai dançar muito nas ladeiras carnavalísticas, amém! ^^

    Beigos mil, querido! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Acho que tem um pouco do meu e-mail nessa ideia hein!! votar nulo!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Você é uma pessoa politizada? Você é um membro socialmente ativo na comunidade ecológica do centro da cidade? Você se preocupa com as políticas combatentes ao consumo de iguanas na Costa Rica e com os castelos que o Aécio Neves tá colocando em BH?




    NÃO! Eu nem gosto de Los Hermanos!
    Eu nem mereço viver :/

    ResponderExcluir
  6. Escrever é uma forma de extravazar..sei lá. É um desabafo, também não movo uma palha por nada! Mas me preocupo muito!


    * Ah, meu sonho passar o carnaval aí. O melhor carnaval do mundo!!!


    beijoos!:**

    ResponderExcluir
  7. Vc escreve bem a béça! amei teu texto ;)

    ResponderExcluir
  8. huun, não sei dizer se sou politizada..
    gosto de política, mas não sei de 1/3 de tudo o que se passa.
    assim, sei das coisas mais importantes. :D
    gostei do post. tem MUITO conteúdo. \o\

    -
    hauehauehauehu.
    a Nami tem uma otima voz mesmo. :)
    e daaaaaaaaaança que é uma beleza. *-*

    www.imperiodosolnascente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Viva o voto nulo!
    Qando eu tiver idade para votar, com certeza meu voto será nulo.
    É melhor do que votar nesses belos politicos, não?!
    Tchau

    ResponderExcluir
  10. Escrevo para me aliviar.
    Volta e meia pratico boas ações, sabe... Mas se fosse depender disso pra ir pro céu, eu tava frita. Lá no fundo do inferno.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Bertonie, gostei do que você falou. aliás, acho que foi um dos textos mais sérios que você escreveu. Mas olha, fazer o bem por fazer já o torna numa pessoa fenomenal. Não espere nada em troca, mas sinta-se bem ajudando a outrem. Continue assim. Mas no que tange ao fato de votar nulo eu tbm achava isso, mas descobri que estava sendo muito ingênuo. Não se pode votar em nulo porque quem você não quer no poder pode ganhar e o que adiantou ter disperdiçado o voto num tal de NULO de NADA? Acho que se você estudar a vida e o trabalho de alguns candidatos vai encontrar algum que lhe agrade. E tem outra a gente reclama demais porque o governo disponibiliza o quanto está sendo gasto no próprio site deles. As câmaras de vereadores têm sessões populares e pode-se ir a hora que quiser. É só saber quando acontecem e ir lá fiscalizar. MAs sabe que quando eu fui, só tinha eu? E me disseram que eu tinha sido o único que foi lá. Tá certo que fui como jornalista (ou estagiário), mas nunca vai ninguém a não ser a imprensa. Acho que cabe a nós o pessoal que botou eles lá ir e fiscalizar.

    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu já voto nulo.
    Não em tdos candidaots, mas qdo não acho nenhum com propostas boas eu anulo. Fiz isso na última eleição pra dep. estadual.Não tinha candidato é anulei. :)

    A idéia é boa.Mas não vai funcionar.Nem a curto e nem a longo prazo.Um país sem educação nunca vai consguir pensar mais além e ir mais longe.Mas....
    Não custa nds tentar né?! Então vamos fazendo alguma coisa; quem sabe não acontece alguma surpresa, e as coisas melhorem pra nós.

    bjoOoOo

    ResponderExcluir
  13. E escreve muito bem, hein?
    Realmente como vc disse, todos nós somos a favor do bem, mas na maioria das vezes não movemos um osso para fazer algo a favor...
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Ei Ber (pode? rs)
    Uva-passa, é, eu ri, rs...
    Bem, minha mãe alegou que o dinheiro nao estaria dando para pagar o curso...
    Acontece que começei esse ano, esse é meu primeiro periodo, e como assim nao esta dando mais?
    Ela deveria ter visto isso antes não? Enfim, vou terminar este periodo e cabô :/
    Quem sabe eu venda minha alma para o McDonald e ganhe um trocado para pagar o restante do curso? rs...

    ResponderExcluir
  15. Muitas pessoas ficaram famosas escrevendo, né? Acho que podemos continuar tentando que a gente chega lá.

    \o/

    ResponderExcluir
  16. Cara, todos somos hipocritas em alguns assuntos, em outros, nem todos...

    Fique com Deus, menino Bertonie.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D