quinta-feira, dezembro 11, 2008

"Os olhos de cigana oblíqua e dissimulada..."


Eu sempre achei que Capitu fosse adúltera*. Sei lá, por ter feito tanto Bentinho sofrer. Aliás, fez tanto que ele transformou-se no Dom Casmurro, um velho solitário e amargurado. Capitu rompeu as juras do casamento, rompeu as promessas que fez a Bentinho. Carregava nos olhos e na alma a culpa de uma traição. Mas o livro só nos dá uma versão dos acontecimentos, a de Bentinho. Quem sabe se o narrador fosse a própria Capitu, as coisas soariam diferentes. Mas o erro que (na minha visão, pelo menos) Capitu cometeu, é algo que nem o tempo pode apagar, um erro que se leva no coração a vida toda.


Créditos a: Menina de Óculos
, as palavras em negrito foram tiradas do texto dela. Desculpa e obrigado.

4 comentários:

  1. Na verdade não ficou provada tal traição, mas seus 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada' não mentem.

    Creio que Bentinho está certo.

    ResponderExcluir
  2. "Olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Eu não sabia que era oblíqua, mas dissimulada eu sabia."

    Eu preciso urgentemente ler "Dom Casmurro".
    www.alto-falantedigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah que phopho vc ter usado algumas das minhas palavras. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Bertonie, desculpa o meu sumiço( de novo!). Adorei os seus coments la no post,e vou fazer o meme que você fez num post abaixo, o da pagina 161 (rsrs).Sobre Capitu,bom confesso que não li o livro, então o que sei é o que ouvi e os poucos trechos da mini-serie que vi. Também acho que toda essa história por partir do ponto de vista de Bentinho torna Capitu talvez mais dissimulada do que ela tenha sido, é assim quando ouvimos uma história contada por uma só das partes interessadas.Sei que não fica provado que ela realmente o traiu, então talvez tudo isso seja mais uma força da desconfiança dele do que os verdadeiros fatos.
    Adorei o post!!
    Bjãoo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D