terça-feira, julho 12, 2011

A vida tende a ser complicada para os que não nasceram para os outros. É que é difícil apaixonar-se pelas pessoas - elas vem e ficam e vão embora -, de modo que o olho se acostuma a ver o outro como só mais um outro, por mais que este outro seja visto todo dia. A vida tende a ser complicada para os que se apaixonam por detalhes, porque o toque, o jeito de segurar uma caneta, de ajustar os óculos, de apoiar a cabeça numa das mãos - isso tudo vai embora, e o que resta é só o resto. Então a vida destes, dos nascidos para poucos, tende a inflamar cada vez mais, tende a doer a cada sinal de abandono, de desleixo, de revirar de olhos, e ela, a vida, passa a contar apenas com momentos de epifania, de doces amargos. Os corações, sempre frágeis com seus átrios de plástico e miocárdios de papelão, viram bélicos, atentos à menor menção de ataque - qualquer movimento brusco é um canhão que dispara. E essa fúria contida faz a fúria dos outros, que por vezes não entendem a necessidade de protegerem-se dos furiosos dissimulados. A vida tende a ser dolorosa para os que não se tem com os outros.

4 comentários:

  1. "Então a vida destes, dos nascidos para poucos, tende a inflamar cada vez mais, tende a doer a cada sinal de abandono, de desleixo, de revirar de olhos, e ela, a vida, passa a contar apenas com momentos de epifania" Não é preciso dizer mais nada neh? Para os que se apaixonam por detalhes, o minimo faz uma enorme diferença. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bert, tu já escreveu muita coisa linda, mas esse texto, não tem explicação.
    Eu disse esse tempos, pra minha mãe, o seguinte: Tudo que tu viveu, foi real, tudo que tu sentiu, foi real. Amou intensamente, cuidou intensamente, se dedicou de corpo e alma e aquilo foi bom. Se acabou, paciência, mas não foi uma mentira. Foram 15 anos de alegria, achando que aquela pessoa era a melhor do mundo.
    Bert, o que quero dizer, é que independente do tempo que as pessoas fiquem na nossa vida,a gente tem que aproveitar elas ao máximo, sugar tudo de melhor que pudermos tirar delas (no bom sentido) para termos as melhores lembranças do mundo, e não ficarmos, posteriormente, dizendo que nada valeu à pena, ou que a vida não valeu à pena. A vida TAMBÉM, é feita de lembranças, não apenas do presente e do futuro. Fica bem, moreno.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, belas palavras. Você tem uma sensibilidade incrível. Sabe, a vida nos ensina muitas coisas e é possível que amanhã encontremos respostas para o que hoje possa parecer complicado. O aprendizado se dá a partir destes momentos onde, às vezes, nada faz sentido, ou, na nossa cabeça, tudo faz sentido. Acredito que detalhes fazem e sempre vão fazer toda a diferença e, ainda que nos acostumemos com pequenas coisas, sempre é possível descobrir coisas novas ou mesmo nos encantarmos com aqueles detalhes “antigos”... um jeito de segurar a caneta que só ele(a) tem... um jeito de ajustar os óculos que só ele(a) tem... um jeito de apoiar a cabeça numa das mãos que só ele(a) tem... um jeito de compreender a importância que dou aos detalhes que só ele(a) tem... É assim que vejo certas coisas. Com questionamentos semelhantes aos seus, aprendi a tentar entender tudo que se passava a meu redor, inclusive tentei entender as pessoas, de modo que eu pudesse chegar à conclusão de que não havia nada de errado comigo ou com meu modo de pensar, nem com as pessoas que não correspondiam às minhas expectativas. Tudo é aprendizado. A vida pode nos revelar surpresas impressionantes.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho palavras pára expressar o quanto eu me identifiquei com o seu texto. Muito obrigado por conseguir expressar com suas palavras, aquilo que só eu pensava que sentia. Tudo de bom pra ti. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar; você fez uma criança feliz :D